Centro Social Dom Lucas Moreira Neves
Fale conosco via WhatsApp

Conheça o Dom Lucas

23 de maio de 2018

Foi construído pelo Progetto Agata Smeralda – Onlus Itália em homenagem aos 50 anos de sacerdócio do saudoso Dom Lucas Moreira neves, outrora, Pastor desta arquidiocese, em lembrança do seu combate a serviço da vida e da dignidade humana.

O Centro Social Dom Lucas, também conhecido como CSDL, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede à Rua do Oriente, 431 – Alto do Peru, cidade de Salvador, no estado da Bahia – Brasil.

O CSDL é uma entidade a serviço da promoção humana, prioritariamente nas comunidades do Alto do Peru, Fazenda Grande do Retiro, San Martins, São Caetano, Largo do Tanque, Liberdade, suburbana e adjacências, visando especialmente atingir crianças ligadas às escolas comunitárias conveniadas ao programa Conexão Vida com atendimento odontológico preventivo e clínico, assim como adolescentes, jovens e seus familiares que se encontram em situação de risco social e pessoal, tendo as seguintes finalidades:

1. Representar e defender os interesses dos associados perante os órgãos municipais, estaduais e federais;

2. Fomentar a comunicação e o intercâmbio de pessoas, de experiências, estudos e pesquisas entre o CSDL e organismos afins;

3. Estimular a solidariedade e a integração entre o quadro social, amigos, benfeitores, parceiros e comunidade local;

4. Promover encontros e estudos que possam contribuir para aprimorar o sentido ético e religioso dos beneficiários;

5. Proporcionar atendimento educacional amplo aos jovens e adolescentes das comunidades visando seu desenvolvimento integral;

6. Promover cursos profissionalizantes que venham a favorecer o desenvolvimento pessoal dos participantes assim como seu ingresso no mercado do trabalho;

7. Coordenar, promover e desenvolver atividades formativas, protetivas e organizativas para o exercício da cidadania e de mobilização e organização dos moradores.

8. Estabelecer parcerias e assinar convênios com entidades nacionais, estrangeiras, privadas e públicas que possam contribuir para atingir os objetivos propostos no presente Estatuto.

No desenvolvimento de suas atividades, o Centro Social Dom Lucas Moreira Neves observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não fará qualquer discriminação de raça, cor gênero ou religião.